quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Destino - Uma Produção de Salvador Dalí e Walt Disney


Destino é o storyboarderd lançado pelos estúdios Disney em 2003 que teve como parceria John Hench e o pintor surrealista Salvador Dalí.
O curta-metragem foi idealizado em 1945 e durou oito meses, indo até 1946, porém a produção cessou pouco tempo depois devido a problemas financeiros enfrentados pela Walt Disney Studios durante a II Guerra Mundial. Hench compilou um teste de curta de animação de 17 segundos na esperança de reacender o interesse da Disney no projeto, mas a produção já não era considerada economicamente viável e colocaram um hiato por tempo indeterminado.
Em 1999, enquanto a Disney trabalhava no filme Fantasia 2000, o projeto vou trazido novamente a vida. A Disney Studios França, uma pequena empresa parisiense foi trazida a bordo para completar o projeto. O curta foi produzido por Blake Bloodworth e dirigido pelo animador francês Dominique Monfréy em seu primeiro papel como diretor.
Destino estreiou em 02 de junho de 2003 no Festival Internacional de Cinema de Annecy Animated em Annecy, França. O curta de seis minutos conta a história de Chronos e o amor malfadado que ele tem por uma mulher mortal. A história passa por danças do sexo feminino com o cenário surreal inspirado por pinturas de Dalí. Não há diálogo, mas a trilha sonora preenche esta lacuna com músicas do compositor mexicano Armando Dominguez.
Além dos vários prêmios recebidos, o curta ainda foi indicado ao Oscar 2003 na categoria de Melhor Curta de Animação.
Simplesmente uma mágica animação onde a clássica experiência em filmes musicais da Disney, mas com um enredo previsível, se rende ao surrealismo de Salvador Dalí.
Confira o curta. Reparem que ao final, durante os créditos, são apresentadas as obras de Dalí que inspiraram o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário