quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

FILOSOFIA EM QUADRINHOS

A Alegoria da Caverna é um dos textos filosóficos mais conhecidos do mundo. Contida no livro A República, do filósofo grego Platão, a alegoria é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.
Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência, isto é, do conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias - um mundo real e verdadeiro - e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis - este mundo -, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, não são perfeitas como as coisas no mundo das idéias e, por isso, não são objetos suficientemente bons para gerar conhecimento perfeito.
Vários artistas (das mais diversas áreas) já exporam a sua visão sobre esta maravilhosa alegoria, como os irmãos Wachowski em sua trilogia Matrix.
Recentemente descobri uma versão brazuca para o tema e achei muito oportuno expo-la no Armazém. Quem nunca se divertiu com as aventuras da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza? Pois então, a versão da alegoria que irá ser apresentada aqui , é uma HQ da turminha mais divertida do Brasil nos traços de Maurício de Souza. Divirtam-se e aproveitem para comentar.
Boa leitura!

Observação: Para melhor visualização amplie a imagem com um clique sobre ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário