terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uma Breve História do Rock - Fim Na Ordem


É possível uma banda que durou apenas dois anos e meio e lançou apenas um álbum ser um verdadeiro ícone da história da música? Não estou falando dos Mamonas Assassinas, mas da banda que provocou um verdadeiro pandemônio na terra da rainha. Yes, God Save the Sex Pistols! Se não a melhor, com certeza a mais importante banda de punk rock do mundo.
Formada em Londres em 1975, os Pistols ajudaram a levar o movimento punk do Reino Unido para o mundo inteiro. A formação inicial da banda era Johnny Rotten (vocal), Steve Jones (guitarra), Paul Cook (bateria) e Glen Matlock (baixo), futuramente substituído por Sid Vicious no início de 1977.
O movimento punk, que é um braço do anarquismo, só poderia ter surgido mesmo em uma sociedade tão conservadora como a britânica. E isso era um deleite para a banda, que era garantia de confusão por onde passava. Seus shows sempre causavam problemas para os organizadores.
O único álbum da banda, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols, é uma pedrada na vidraça da Coroa Britânica e convocava os jovens - e a toda sociedade - a abandonarem a submissão aos governantes. Segundo Peter Price "o som representava uma caricatura do rock". No disco, dois singles avassaladores ditam o tom do grupo: God Save the Queen e Anarchy in the U.K.
Infelizmente, após o fim de uma turbulenta turnê nos Estados Unidos, em 1978, Johnny Rotten abandona a banda e anuncia o fim da mesma. Sid Vicious falece em 1979 de overdose de heroína, provocando uma série de boatos sobre o uso de drogas com o fim da banda.
Em pleno século XXI, onde adolescentes imitam os cortes de cabelos de jogadores de futebol e cantores de agro-brega, dizendo terem feito um moicano, mais do que nunca é preciso reavivar nossa memória para o verdadeiro ideal punk e rezar aos "santos Ramones" que surjam mais grupos como os Sex Pistols.


Ouça no volume máximo o hino Anarchy in the U.K.

Baixe também o álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols

Nenhum comentário:

Postar um comentário