quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ouro Preto Reciclada

No campo das artes, uma outra grande paixão minha é a fotografia. O olho do fotógrafo passa a ser também o nosso através do registro de um momento. Você pode ver várias fotos de um mesmo lugar ou objeto, mas nunca o sentimento transmitido por aquela imagem será o mesmo. Cada retrato tirado por alguém tem uma história diferente e podemos compartilhá-la mesmo não estando presentes naquele local e momento. Podemos conhecer lugares e pessoas e até mesmo nos horrorizar com a fúria da natureza e as barbáries do ser humano.
Morador da cidade de
Ouro Preto/MG à sete anos, o que não me falta são lugares lindos para fotografar. Uma cidade bonita por sua arquitetura e também por sua própria natureza. Mas como toda cidade, Ouro Preto também tem seus problemas, e um deles é um certo descuido no que diz respeito a sua limpeza. São encontradas poucas lixeiras na cidade e os cidadãos e turistas ainda despejam seu lixo nas ruas, dificultando cada vez mais o trabalho dos funcionários da limpeza pública. Não é difícil transitar pela cidade e ver nos córregos - usados como esgoto a céu aberto - os mais diversos tipos de lixo (garrafas pet, sacos plásticos, caixas de papelão, etc.) abandonados em sua água corrente.
De forma tal, que, resolvi juntar o útil ao agradável e como forma de expressão artística e conscientização, fiz algumas fotos pela cidade buscando visualizar este problema, assim como também as soluções. Através da minha lente, busquei encontrar uma Ouro Preto diferente da que se vê nos livros e sites de roteiros turísticos, uma Ouro Preto reciclada. Sendo este o nome que eu dei para esta minha "exposição": Ouro Preto Reciclada. Abaixo vocês poderão ver o resultado de algumas destas fotografias e comentarem o que acharam. Qual o sentimento que lhes foi transmitido pelas imagens e como é enxergar esta "nova" Ouro Preto. Fiquem à vontade.

Fotos: Samir Antunes
Série Ouro Preto Reciclada:
I - Não Jogue Lixo Neste Local
II - Lavagem e Polimento
III - Favor não colocar o Lixo no Chão






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário